Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 640, SP (11) 3522-8441

Normas Regulamentadoras – NR

normas regulamentadoras atualizadas

O que é NR Para que serve?

Talvez você já tenha se deparado com essa expressão e teve dúvidas sobre o significado.


NR’s são Normas Regulamentadoras (NR), vinculadas hoje ao ministério da economia na pasta da Secretaria do Trabalho, são 37 NR’s que regulamentam as diretrizes de segurança e saúde no meio ambiente do trabalho com o objetivo de garantir condições mínimas para todos que interagem direta ou indiretamente com os diversos riscos comtemplados em cada uma delas.

 

São disposições complementares ao Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho) do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

 

Qual é o significado de NR? Como surgiu?

Consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

 

As primeiras normas regulamentadoras foram publicadas pela Portaria Mob. nº 3.214, de 8 de junho de 1978. As demais normas foram criadas ao longo do tempo, visando assegurar a prevenção da segurança e saúde de trabalhadores em serviços laborais e segmentos econômicos específicos.

 

A elaboração e a revisão das normas regulamentadoras são realizadas, atualmente, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, adotando o sistema tripartite paritário, preconizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), por meio de grupos e comissões compostas por representantes do governo, de empregadores e de trabalhadores.

normas regulamentadoras resumo

Qual a NR que foi revogada pela Portaria nº 915 de 30 de julho de 2019?

Última atualização - 22/12/2021

Normas regulamentadoras atualizadas pelas revisões das NRs 1 e 12 e a revogação da NR 2 ocorreram após os debates promovidos desde fevereiro pela Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), presidida pelo Ministério da Economia. Nos três casos houve consenso integral entre o governo, trabalhadores e empregadores, alinhando os textos às melhores práticas internacionais de diálogo social e de normas de saúde e segurança no trabalho.

As Normas Regulamentadoras (NR) do MTE, relativas à segurança e saúde do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O não cumprimento das disposições legais e regamentares sobre segurança e saúde no trabalho acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.

Quais são as NR?

Norma Regulamentadora Nº 38 – NR 38 – SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAS ATIVIDADES DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.

(Vigência a partir de 2 de janeiro de 2024, conforme Portaria MTP n° 4.101, de 16 de dezembro de 2022)

As pessoas também perguntam

As principais mudanças importantes nas Normas Regulamentadoras atualizadas (NRs), relacionadas com a Saúde e Segurança do Trabalho em 2022 são as NRs: NR 1, NR 5, NR 7, NR 9, NR 18. NR 35 e NR 37. 

 

Essas mudanças têm ou teve o objetivo aprimorar as condições de trabalho para os profissionais e trabalhadores Brasileiros e, simultaneamente, simplificar as obrigações do empregador no cumprimento da legislação.

 

As empresas aqui no Brasil precisam estar alinhadas com essas novas diretrizes, para resguardar a saúde e segurança do trabalho dentro da sua organização, agindo sempre focadas em prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

 

As normas regulamentadoras atualizadas podem ser encontradas no site oficial do Ministério da Economia do Brasil, no setor de normas regulamentadoras do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST).

As mudanças mais recentes nas normas regulamentadoras podem ser consultadas no site oficial do Ministério da Economia, onde são divulgadas as atualizações, revisões e portarias relacionadas às NRs.

Para se manter atualizado sobre as normas regulamentadoras, você pode assinar newsletters, participar de cursos de capacitação, acompanhar os comunicados do Ministério da Economia e se inscrever em grupos de discussão e fóruns relacionados à segurança no trabalho.

As Normas Regulamentadoras do Trabalho (NRs) são um conjunto de diretrizes e regulamentos estabelecidos pelo governo brasileiro para garantir a segurança, saúde e condições adequadas de trabalho para os empregados em diversos setores da economia.

Empresas que não cumprem as normas regulamentadoras podem estar sujeitas a penalidades que incluem multas, interdição de atividades, e até mesmo processos judiciais em casos graves de negligência.

A fiscalização do cumprimento das normas regulamentadoras é realizada pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e também por órgãos estaduais e municipais conveniados.

Para denunciar uma empresa que não cumpre as normas regulamentadoras, você pode entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) de sua região ou utilizar canais de denúncia disponibilizados pelo Ministério da Economia, como o Disque Denúncia Trabalhista.

Precisa de Ajuda? clique aqui.