Qual objetivo do curso NR 12 online Plataformas Elevatórias?
Baseado e apresentado conforme as NR’s 11, 12 e 18 o treinamento visa segurança no manuseio das plataformas elevatórias de modo que todos os colaboradores possam alinhar o conhecimento operacional sobre a PTA em conformidade com anexo IV da NR 18 e item 18.22.1. O funcionamento de máquinas e equipamentos que coloquem o operador ou terceiros em risco só podem manuseadas por quem for devidamente qualificado e credenciado de acordo com a NR 11 E NR 12 entre outras normas.
Ensinar profissionais a operarem de forma prática e segura as plataformas elevatórias, de forma a garantir a saúde e integridade dos trabalhadores durante a execução das atividades. Apesar de simples o manuseio de uma PTA (plataforma elevatória) leva consigo uma série de riscos que não podem ser negligenciados, a maior parte diz sobre as circunstâncias do ambiente de trabalho. O profissional deve saber reconhecer entre outros fatores, as características do piso onde a máquina será utilizada, o fluxo de movimento de cargas e pessoas no âmbito laboral e se no local há chances de contato com fios elétricos.
O operador devidamente preparado poderá reduzir os riscos de acidentes, também zelando pela conservação patrimonial decorrente de desastres acarretados pela negligencia na operação e análise de risco.
O que é Plataforma Elevatória Móvel de Trabalho?
São máquinas de grande porte utilizadas em trabalhos em altura, por pessoas que executam manutenções em ambiente externo ou fábricas, como faixadas e galpões. A quantidade de utilidades que essa ferramenta possui é enorme, decorrente desse fato é importante conhecer todos os modelos de plataforma elevatórias e seus detalhes técnicos.
Tipo de plataforma PTA
Tesoura – Para trabalho de pouco alcance de altura aproximadamente 15 metros de altura.
Articulada – Para trabalho em áreas de alturas de difícil acesso aproximadamente 30 metros de altura.
Telescópica – Para trabalho em áreas de difícil acesso com alcance máximo na horizontal ou vertical aproximadamente 41 metros.
Conteúdo Programático Plataforma Elevatórias
Descrição, Identificação e Medidas de Controle dos Riscos Associados com Cada Máquina e Equipamento.
Funcionamento de Proteções Específicas de Cada Equipamento
Identificando e Solucionando Irregularidades
Possíveis Situações de Remoção das Proteções dos Equipamentos
Sistema de Bloqueio de Funcionamento da Máquina e Equipamento
Os Princípios de Segurança na Utilização da Máquina ou Equipamento
Segurança Para Riscos Mecânicos, Elétricos e Outros Relevantes.
Você sabe a importância da NR 12 - Segurança em máquinas e equipamentos?
Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras.
Segundo a NR 12 é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos. Ou seja, é a empresa que deve garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Quais os riscos em máquinas e equipamentos?
Imprudência, falta de treinamento e capacitação específica, condições inadequadas, máquinas e equipamentos sem proteções adequadas entre outros. Todos estes riscos apresentados agravam a realidade dos acidentes.
Mais de 3.000 empresas atendidas em todo Brasil em mais de 15 anos