Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Diferença entre Bombeiro Civil e Militar?

Uma dúvida frequente de muitas pessoas é sobre a diferença entre Bombeiro Civil e Bombeiro Militar, essas duas profissões tem sido alvo de muitas controvérsias e muitos conflitos também.

 

 

Vale muito a pena refletir pois são dois profissionais com papeis diferentes porém atuam na mesma área de competência e quando atuam juntos a coordenação é do bombeiro militar, outra condição extremamente polêmica.

 

 

Esses profissionais não são e nunca serão concorrentes, pelo contrário trabalham em parceria de forma a garantir sempre o melhor para a população.

E como funciona a relação entre bombeiro civil e bombeiro militar

bombeiro militar é servidor de carreira, exerce suas funções em qualquer local do Estado em que o socorro seja necessário e seu ingresso se dá por meio de concurso público, conforme artigo 142 da constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 entre as atribuições estão salvamento, busca e resgate e prestando Socorro.

 

 

bombeiro civil é formado através de uma capacitação profissional e atua dentro dos limites da propriedade para o qual foi contratado, com atividades exclusivas de prevenção e combate a incêndios, conforme Artigo 2ª da lei federal 11.901 de 2009.

 

 

Em grandes sinistros a atuação é do bombeiro militar devido a complexidade da ocorrência, a necessidade de treinamentos especializados e equipamentos apropriados.

E também em toda ocorrência em áreas públicas ou quando as empresas não tem equipes para atender aos sinistros ou o ocorrido foge do controle das equipes das empresas.

 

 

Quanto ao bombeiro civil além da atuação dentro do limite da propriedade para o qual foi contrato, o que envolve empresas privadas, públicas e os eventos, mas esse profissional também atua nas grandes ocorrências auxiliando as equipes de bombeiro militar.

 

 

Um grande exemplo está na tragédia de Brumadinho, onde as equipes formadas por bombeiros civis atuaram prontamente com busca na mata, auxilio aos familiares e outras ações de extrema importância no momento da tragédia.

Essas profissões são regidas pelas seguintes leis:

 

A profissão de bombeiro civil se dá pela lei 11.901 de 2009.

 

 

A profissão do bombeiro militar se dá pela constituição federal de 1988, constituições dos estados e leis orgânicas.

MELHORE AGORA SEU SALÁRIO COMO

BOMBEIRO CIVIL PROFISSIONAL!

BAIXE NOSSO E-BOOK

 

MA Consultoria procura manter de forma idônea o seu público sempre atualizado e busca transparência em todas as suas atividades e processos, está adequada para atender a todos os requisitos legais previstos nas Normas Regulamentadoras e ao Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais.

 

Contamos com uma equipe de instrutores altamente capacitados e com experiência em todas as práticas apresentadas em seus cursos.

 

 

Giselle Dias

YouTuber do canal Fechado com a Segurança #fechadocomasegurança


Formada em magistério, Tec. em Segurança do Trabalho com mais de 6 anos de experiência em treinamentos das NR’s, Multiplicadora da NR 35NR 33NR 20 entre outras. Bombeiro Civil e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores e Direção Defensiva para empresas.

Conheça nossos cursos online e presencial

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.