Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Inspeção de Extintores

 A inspeção dos extintores, os extintores de incêndio quando instalados após a implementação do projeto de incêndio, em muitos casos ficam em seus lugares e acabam permanecendo sem as devidas inspeções e muitas vezes quando precisamos usá-los é que percebemos que não estão em condições de uso e em se tratando de extintor só precisamos quando nos deparamos com um princípio de incêndio e aí já é tarde demais.

 

Por isso é tão importante se atentar às manutenções obrigatórias.

 

Os extintores de incêndio devem passar por 3 níveis de manutenção:

 

1° Nível- Mensal

 

Essa manutenção consiste em inspecionar o extintor, no local onde ele está instalado.

 

Nesta inspeção  mensal devemos avaliar as condições das mangueiras, identificar se estão íntegras, sem nenhum sinal aparente de desgaste, avaliar também as conexões da mangueira e o bico. Deve ser avaliado o anel que envolve a válvula do extintor, esse anel todo ano muda de cor para garantir que as manutenções foram realizadas conforme exigências normativas.

 

 

Outro ponto importante a ser observado é a indicação verde no manômetro caso ele não esteja na indicação verde, ele não pode ser utilizado, pois possivelmente existe um dano, talvez até uma perda do gás.

 

 

Outra coisa que também deve ser avaliada é o selo do Inmetro que indica a data da última recarga, através deste selo conseguimos saber a data da próxima recarga.

 

Essa inspeção mensal precisa ser registrada, esse registro pode ser através de uma etiqueta fixada no próprio extintor onde a pessoa responsável pela inspeção verifica as condições gerais, anota a data e assina indicando que a inspeção foi realizada ou posso fazer esse controle também através de uma planilha no computador.

 

Baixe aqui um modelo de ficha de inspeção.

 

2º Segundo Nível – Anual

 

A Manutenção de segundo nível consiste em encaminhar o extintor para a empresa responsável pela recarga e nessa manutenção é feito a verificação de todos os itens que compõem o extintor e feito a recarga.

 

3º Terceiro Nível – Quinquenal

 

A Manutenção de terceiro nível consiste em realizar o teste hidrostático, todo extintor por trabalhar com gás sob pressão, no caso do extintor de CO2 ele trabalha em alta pressão e os demais em baixa pressão eles precisam a cada 5 anos passar pelo teste hidrostático

 

para comprovar que toda a estrutura do extintor está íntegra e em condições de uso.

Conheça os nossos cursos

Giselle Dias


Formada em magistério, Tec. em Segurança do Trabalho com mais de 6 anos de experiência em treinamentos das NR’s na MA Consultoria, Multiplicadora da NR 35NR 33NR 20 entre outras. Brigadista profissional e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores e Direção Defensiva para empresas.

Conheça nossos cursos online e presencial

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.