Assim como existem semelhanças entre sistemas fotovoltaicos há também características importantes que o diferenciam, como o tipo de apoio para os momentos de baixa ou nenhuma geração de energia, por exemplo, a noite ou em dias chuvosos. Por isso dividimos os sistemas fotovoltaicos em três tipo, os sistema Ongrid, Offgrid e Híbrido.
O sistema ongrid é ligado à rede elétrica de um imóvel e consequentemente na rede da distribuidora de energia. A energia gerada abastece os equipamentos que estão consumindo energia e o excedente é enviado para a rede da distribuidora, gerando créditos de energia para serem usados em momentos em que há pouca ou nenhuma geração. Além disso, a energia injetada na rede da distribuidora abastece os imóveis no entorno com energia limpa e de qualidade.
Isso sem considerar as grandes usinas fotovoltaicas, cuja energia elétrica gerada é usada para abastecer cidades, fazendo, cada vez mais, parte da matriz energética brasileira.
O sistema offgrid é completamente separado da rede da concessionária, pode alimentar um ou até vários equipamentos, sendo muito útil onde a rede elétrica está muito distante. Geralmente nos sistemas offgrid o apoio é feito por um banco de baterias que fornece a energia para o funcionamento dos equipamentos, sendo que os painéis solares têm a função de manter as baterias carregadas. Alguns sistemas offgrid mais simples podem dispensar o uso do inversor, como algumas bombas d’água e sistemas de iluminação, que utilizam um controlador de carga e equipamentos desenvolvidos para corrente contínua.
Por fim, os sistemas híbridos, que de forma geral é uma junção do ongrid e do offgrid. Esse sistema está conectado à rede da distribuidora e possui um banco de baterias, que podem entrar em funcionamento em caso de desconexão da rede elétrica, durante a noite ou em horários de tarifas diferenciadas, como a nova tarifa branca.
Embora pareça ser o melhor dos mundos, o custo das baterias ainda são muito altos e podem inviabilizar completamente o negócio.
Resumindo, a energia solar fotovoltaica transforma a energia radiante do sol direto em energia elétrica podendo suprir a demanda de energia para um equipamento, um imóvel particular ou até para uma cidade!
O grande diferencial da energia solar fotovoltaica é ser acessível e possuir uma grande variedade de aplicações. A ampliação do uso da energia solar fotovoltaica é bom para todo mundo e vamos continuar falando sobre isso, semanalmente, aqui no canal.
Se você quer saber mais sobre os painéis, inversores, sistemas híbridos, on ou off grid, sistema de compensação de energia e vários outros assuntos relacionados à energia fotovoltaica, Faça o curso de fotovoltaico bh.