Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Reciclagem para Bombeiro Civil

A importância da reciclagem para o Bombeiro Civil

Qual a importância da reciclagem de bombeiro civil?

Todo Bombeiro Civil, demandam de um rico conhecimento teórico e prático massivo sobre primeiros socorros e combate a incêndio e primeiros socorros, para que todo profissional seja capaz de exercer a prevenção no ambiente em que se encontra e resguardar a vida das pessoas que estão lá. Muitos desses profissionais sabem da importância de se desenvolver pessoalmente, pois hoje em dia há uma constante modernização dos setores implantação de novas tecnologias na área de prevenção. Com isso, a atualização profissional torna-se uma ferramenta indispensável para obter sucesso no exercício da profissão e conhecimento adquirido.

 

O bombeiro estabelece uma rotina em seu posto de trabalho, executando apenas partes de todas as disciplinas teóricas e práticas absorvidas durante a sua formação. Diante disso, o restante do conteúdo acaba caindo em esquecimento. Em vista que a falta de prática leva à perda na síntese do conteúdo. Até mesmo por não haver nenhuma ocorrência que o faça recorrer à estes conhecimentos tais como : a incidência de incêndio no seu local de trabalho, ou um incidente com possíveis vítimas  no local de sua atuação. Imagine que uma situação que possa ocorrer no seu local de trabalho, em que talvez você não tenha mais segurança em atuar. Seja por ter esquecido ou ainda possuir dúvidas sobre o método de ação. Seria catastrófico, não?

 

E é com base nessas preocupações que a requalificação profissional entra.

 

A reciclagem de Bombeiro Civil objetiva recuperar os conhecimentos teóricos e práticos anteriormente aprendidos no curso de formação para Bombeiro Civil. Com os conhecimentos teórico/práticos revisados e atualizados, o profissional estará capacitado para exercer de forma legal, segura e eficaz a sua profissão. As reciclagens são importantes, pois permitem a troca de experiência com outros profissionais que atuam em áreas diferentes, desde indústrias químicas, alimentícias, aeroportos, plataforma petrolíferas ou até ambientes de shows e shoppings. E todo esse conhecimento é repassado aos brigadistas de incêndio e também para emergências no ambiente hospitalar, e em treinamentos realizados ao longo do ano.

 

Se tratando do Estado de Minas Gerais, uma vez formado, o B.C. deve ser credenciado. E seu credenciamento será válido por 2 anos, segundo o que rege a Portaria 54 do CBMMG. Sendo necessária a renovação, sucessivamente, por igual período, desde que atendidos os requisitos necessários previstos na Portaria. Os estados que não utilizam essa regulamentação, utilizam como base NBR14608, que estabelece a renovação anual.

 

Resumindo, a requalificação é uma condição para renovação do credenciamento. Do contrário, quando o prazo do credenciamento vence, o bombeiro não estará atuando dentro da legalidade. E outro ponto muito importante sobre a reciclagem é a atualização dos conhecimentos já adquiridos juntamente com o acréscimo do conhecimento coletivo.

 

Onde fazer o curso de bombeiro civil?

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.