– As instalações devem ser dotadas de proteção contra incêndio e ter saídas de emergência suficientes (no mínimo duas a partir de cada ponto).
– As áreas de manuseio e processamento de metal líquido devem:
– Ter acesso restrito de pessoas não autorizadas.
– Ter meios de contenção de vazamentos.
– Onde for praticável, sistemas automáticos de parada de emergência devem estar disponíveis a fim de eliminar a necessidade de intervenção das pessoas.
– Os equipamentos de transferência não devem ser sobrecarregados e as calhas devem ser planejadas para prevenir os potenciais efeitos de um derramamento ou respingos de metal líquido ou devem possuir meios de contenção temporária.
– As calhas de transferência e vasos de contenção de material fundido devem ser projetadas de uma maneira que forneçam um processo para desvio do material em caso de um possível derramamento.
– Os equipamentos de transferência devem possuir alarme sonoro.
– A disponibilidade de água nas áreas de metal líquido deve ser limitada aos sistemas dedicados (por exemplo, resfriamento), e outras fontes de água (por exemplo, mangueiras para limpeza) devem ser restringidas, na medida do possível.
– As atividades com metal líquido devem, sempre que possível, ser mecanizada, automatizada e controlada de um ponto remoto.
– Equipamentos de transferência devem ser projetados para suportar a exposição a altas temperaturas e metais líquidos potencialmente corrosivos. Superfícies em contato com o metal líquido devem ser revestidas de forma a prevenir reações exotérmicas.
– Sistemas elétricos, hidráulicos, pneumáticos, de combustível e de oxigênio devem estar localizados em áreas onde o contato com metal líquido não seja possível. Nas situações em que houver a possibilidade de contato, barreiras resistentes devem estar disponíveis.
– Cabines de veículos e posições operacionais, sempre que praticável, expostas a respingos, explosão ou projeção de metal líquido devem ser protegidas com material apropriado (barreiras de proteção).
– Sistemas de combustão devem ser dotados com os devidos sistemas de segurança de forma a prevenir eventos que possam contribuir para explosão ou incêndio.
– Os requisitos complementares do Anexo 01 desta instrução devem ser atendidos