Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Qual NR exige primeiros socorros?

Quais NR's exigem primeiros socorros e por quê?

Quando o assunto é primeiros socorros habitualmente associamos aos profissionais da área, bombeiro militar, bombeiro civil, enfermeiros, médicos e todos os habilitados para atuar.

 

 

Existe uma legislação específica para esses profissionais pautadas em normas internacionais como é o caso do SBV (Suporte Básico de Vida) que segue protocolo da Associação Americana do Coração (American Heart Association) ou o atendimento do trauma que segue diretrizes do PHTLS – Prehospital Trauma Life Support.

 

Todo profissional envolvido no atendimento de emergência, precisa de conhecimento técnico e habilitação profissional.

 

Agora você sabia que não é só a legislação aplicada aos profissionais da saúde que exigem curso de primeiros socorros?
As normas regulamentadoras também exigem que os profissionais das mais distintas áreas apliquem técnicas de primeiros socorros.

Vale ressaltar que todas as pessoas são obrigadas a prestar os primeiros socorros, entender essa questão é fundamental para que a ação seja correta e a vítima receba o melhor atendimento no menor tempo possível.

 

Esse questionamento é recorrente e para esclarecer o Art. 135 do Código Penal diz que: Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública:


Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.


Parágrafo único – A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.

Ou seja, todo cidadão é um socorrista em potencial.

 

Quando ocorre qualquer situação em que haja necessidade de atendimento é dever de todos prestarem socorro às vítimas, aí você se pergunta, como vou prestar socorro se não tenho conhecimento ou aptidão?

 

Para responder a essa questão é necessário definir primeiros socorros, como o nome indica, são as primeiras intervenções realizadas após uma pessoa sofrer mal súbito ou algum acidente até que o socorre especializado chegue ao local.

 

Antes de qualquer procedimento é importante que o socorrista tenha em mente a necessidade de ter um perfil psicológico para realizar o melhor atendimento, para isso, manter a calma, ser ético e saber trabalhar em equipe, são fundamentais.


No atendimento ás vítimas é necessário afastar os curiosos e garantir que o serviço de emergência seja acionado, ou seja , prestar socorro não necessariamente exige intervenção direta, realizar procedimentos com a vítima e sim garantir que essa pessoa receba o devido atendimento em tempo hábil.

 

Agora que você conhece a obrigatoriedade de prestar os primeiros socorros é necessário entender o propósito das normas regulamentadores em abordar esse conteúdo.

 

Diante das várias atividades desenvolvidas pelos mais variados segmentos, os riscos envolvidos são os mais complexos, ao ocorrer o acidente as lesões vão de pequenos arranhões, podendo chegar a fatalidades.


O que difere uma situação da outra é a exposição, a cultura de segurança implantada e as atitudes pessoais.

 

Por exemplo: Um eletricista trabalha exposto ao risco de choque elétrico, acidente esse que pode ser fatal.


Quando esse trabalhador está desenvolvendo suas atividades diárias precisa cuidar para que o acidente não aconteça, isso inclui, seguir procedimentos, utilizar os equipamentos de segurança e ter cuidado especial em cada ação tomada.

 

Mas o risco de choque continua existindo e caso ocorra, esse trabalhador precisa de suporte imediato uma vez que a situação poderá se agravar rapidamente.
Aí vem a necessidade de ter profissionais preparados, a necessidade de
primeiros socorros.

 

Nem sempre haverá no local um socorrista ou uma equipe profissional por perto e até chegar uma equipe ao local poderá ser tarde demais.
O choque elétrico pode causar entre outras complicações, uma parada cardiorrespiratória e se não houver intervenção imediata, possivelmente não haverá chances, por esse motivo a NR 10 exige em seu conteúdo que no treinamento o eletricista tenha aula de primeiros socorros e não é só pra cumprir conteúdo, é para que esse profissional esteja apto a auxiliar seu colega numa possível situação de acidente.

 

Não só a NR 10, outras normas regulamentadoras também exigem primeiros socorros, em todas elas a exigência vem da necessidade de ter profissionais aptos a atuar diante do acidente, atendendo às vítimas, dando o primeiro suporte para que tenham chance de sobreviver até que recebam suporte avançado.

 

Entre elas podemos citar a NR 35 Trabalho em Altura, que envolve risco de queda e representa uma das atividades com maiores índices de acidentes do trabalho no mundo e por se tratar de uma atividade crítica exige maiores cuidados.


Outro ponto crítico do trabalho em altura é que muitas vezes o acidente pode ocorrer em locais distantes, de difícil acesso e nestes casos piora a situação.

 

A NR 33 Espaço Confinado é uma norma que envolve riscos específicos e precisa de atendimento imediato para as possíveis vítimas de acidentes.

 

Além dessas, é previsto treinamento de primeiros socorros nas seguintes normas: NR 5, NR 7, NR 12, NR 15, NR 18, NR 22, NR 29, NR 30, NR 31 E NR 37 e outro detalhe, quando se trata de prestação de serviço, é necessário atender às demandas das empresas contratantes que muitas vezes tem processos críticos e devido aos riscos exigem primeiros socorros para os contratados.

Em todas esses casos, os primeiros socorros farão a diferença na vida do trabalhador acidentado que precisa de atendimento urgente, não pode esperar, ter alguém treinado por perto sempre será fundamental.

 

A MA Consultoria conta com curso de primeiros socorros para atendimento às NR’s, atendimento para as demandas das empresas e também para atender a sua necessidade de capacitação pessoal, abaixo segue o link dos cursos.

 

Conheça nossos cursos online e presencial

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.