Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Pânico no Elevador – Como agir?

Se tem uma coisa que assusta muita gente é andar de elevador. Você também tem fobia?

Pânico no elevador como agir

Elevadores causam muito pânico no elevador e o principal motivo é o fato de ser um local fechado onde as pessoas têm a sensação de que vão morrer durante os minutos que estão presas.

 

Durante o momento que o elevador para é importante não entrar em pânico, mantenha a calma e procure acalmar as pessoas que estiveram nervosas.

 

Todo elevador tem um botão de emergência, acione-o e aguarde a ajuda externa que pode ser a assistência técnica, bombeiros ou mecânico especializado em se tratando de empresas, hospitais, etc…

 

Na falta de energia ou pane mecânica o elevador não cai, não se preocupe, ele possui vários cabos que garantem sua sustentação e um sistema de frenagem que garantem sua segurança.

 

Em nenhuma hipótese tente forçar a saída do elevador. Quando ele para não se sabe inicialmente o real motivo e a qualquer momento ele pode voltar a funcionar e nestas condições pode ocorrer o acidente. Talvez ele esteja fora do andar. Jamais force a porta. E sempre confira se ele está parado no andar antes de sair.

 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, claustrofobia e agoraobia não são medos de lugares fechados e abertos, respectivamente. O pânico está em ficar preso em locais de difícil acesso, o que poderia impedir a chegada do socorro.

 

Os sintomas, que se assemelham aos da síndrome do pânico, são sudorese, taquicardia, tontura e até desmaio. A diferença é que os claustrofóbicos e agorafóbicos não tem medo da morte, mas de não serem socorridos nestes locais.

 

O princípio básico é não entrar em pânico e apertar o botão de emergência, interfone com a portaria, chamar por socorro, respirar devagar e aguardar o socorro, sem colocar a sua vida ou de outras pessoas em risco.

 

Vale ainda lembrar que o elevador é o meio de transporte mais usado no mundo e é considerado o mais seguro.

Giselle Dias


Formada em magistério, Tec. em Segurança do Trabalho com mais de 6 anos de experiência em treinamentos das NR’s na MA Consultoria, Multiplicadora da NR 35NR 33NR 20 entre outras. Brigadista profissional e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores e Direção Defensiva para empresas.

Assista aqui mais informações em vídeo e se inscreva aqui no canal.

Conheça nossos cursos presenciais e online

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.