Dengue mata mais? De acordo com o observatório digital de segurança e saúde no trabalho de 2012 a julho de 2018 ocorreram mais de 4 milhões de acidentes de trabalho no Brasil, mais de 28 bilhões em despesas aos cofres públicos, resultando em 334 milhões de dias de trabalho perdidos com afastamento previdenciário e levando a aproximadamente 16 mil óbitos.
A matéria chama a atenção para a discrepância entre o número de mortes causadas pela dengue e os acidentes de trabalho.
De acordo com o Ministério da Saúde no primeiro semestre de 2018 a dengue ocasionou 62 mortes e no mesmo período os acidentes de trabalho ocasionaram 1175 mortes.
QUAL OBJETIVO PRINCIPAL DA MATÉRIA
O objetivo principal da matéria não é menosprezar o combate à dengue, mas nos fazer refletir o seguinte questionamento: porque o governo e a mídia não dão a mesma ênfase para um assunto tão sério como a insegurança no trabalho.
Avaliando tudo isso eu chego à conclusão de como é importante estarmos atentos à segurança, é redundante, mas não podemos cessar as ações de conscientização e prevenção.
O empregador tem um papel fundamental na prevenção, através da gestão de segurança que envolve: a implementação das normas, o fornecimento de equipamentos de proteção e acompanhar a sua utilização, fornecer treinamentos, entre outras.
O trabalhador tem seu papel também uma vez que a segurança deve ser valor e aplicada em todos os momentos.
É responsabilidade do executante: conhecer a tarefa a ser desempenhada seus riscos e medidas de controle, usar corretamente os equipamentos fornecidos, aplicar os conhecimentos adquiridos e na dúvida, não faça, busque ajuda, entenda, só assim podemos mudar esse quadro que é tão grave.
Saiba mais sobre a ma consultoria
A MA Consultoria e Treinamentos está diretamente relacionada à esse assunto, uma vez que fornecemos treinamentos para conscientizar e orientar os trabalhadores sobre como desempenhar sua tarefa de forma segura.