O DPVAT é um Seguro Obrigatório que cobre Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não. Esse seguro visa garantir cobertura a todas as vítimas de acidentes de trânsito.
Através de uma recente medida provisória o governo extingue à partir de 2020 o seguro DPVAT.
“Essa medida do governo é boa ou ruim?
Até onde afeta diretamente a minha vida?
E para os motoristas é vantagem eliminar essa taxa?”
É importante ressaltar que o seguro obrigatório é um auxilio para quem sofreu o acidente ou ao familiar dependente direto da vítima e se bem empregado ajuda muito.
O grave problema é que na maioria dos casos as vítimas não correm atrás dos seus direitos e não entram com pedido para recebimento dos valores devidos e isso dá margem para muitas fraudes.
Quanto à medida ser boa ou ruim, acabar com o seguro no aspecto indenização da vítima pode ser ruim, mas por outro lado, quando pensamos em fraudes e a quantidade de dinheiro arrecadado que não chega às pessoas que realmente precisam, geralmente são as mais humildes e sem conhecimento legal para recorrer aos seus direitos, podemos até entender como sendo boa.
Outro ponto analisado envolve o seguinte: As vítimas de acidentes que contribuem para o INSS, vão ser indenizadas e se afastadas do trabalho até vão receber o auxílio doença, porém, aquelas que não fazem esta contribuição não teriam nada a receber e nenhum suporte se ficarem afastadas sem poder trabalhar.
Como vai ser nestes casos?
A expectativa é que o governo tenha um plano de ação para esse público tão vulnerável e carente de uma ação efetiva para o seu problema.
O que se espera de fato é um olhar mais duro para o que é ilícito sem deixar de lado aqueles que mais precisam.
O cidadão brasileiro, que trabalha de sol a sol e ao receber seu salário vê grande parte destinada a pagar taxas e tributos, fica esperançoso com medidas que eliminam algumas destas taxas e no início do ano realmente fica pesado tanta conta pra pagar.
Só precisamos ficar atentos ao que pode vir por trás desta medida e talvez nos afetar ainda mais.
E para finalizar vamos refletir o seguinte: Se praticarmos a direção preventiva que tem como princípio a antecipação dos riscos e o planejamento temos uma menor chance de nos envolvermos em acidentes.
Pense nisso: Quantas pessoas que você conhece que já causaram ou foram vítimas em acidentes de trânsito e precisaram acionar o seguro DPVAT?
Vamos aguardar as próximas notícias…