Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Curso NR 9 Exposição ao benzeno

curso nr9
Cursos nr10

Abastecer seu carro com gasolina pode ser perigoso.

 

Vapores da gasolina libera benzeno, uma substância cancerígena e altamente perigosa.

 

Ao adquirir gasolina em recipientes é importante saber que se ele não for apropriado e certificado pelo Inmetro, pode causar acidentes seríssimos a estocagem é perigosa mas se for para abastecer seu carro que talvez esteja na garagem sem combustível só abasteça de forma segura.

 

Outro ponto importante é encher o tanque além do travamento de segurança do sistema que leva o frentista a uma maior inalação dos vapores e conseguintemente do benzeno e seu veículo pode sofrer danos em seus componentes.

Gostou do vídeo? Clique aqui e se inscreva no canal Fechado com a segurança

 

curso online nr9

Curso NR 9 - Exposição ao benzeno

Carga horária 

04 horas

Objetivo

Este anexo estabelece os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo essa substância. Estes requisitos devem complementar as exigências e orientações já previstas na legislação de Segurança e Saúde no Trabalho – SST em vigor no Brasil.

                                        


Para fins deste anexo, consideram-se Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo benzeno o estabelecimento localizado em terra firme que revende, a varejo, combustíveis automotivos e abastece tanque de consumo dos veículos automotores terrestres ou em embalagens certificadas pelo INMETRO.

Público Alvo

Os trabalhadores que exerçam suas atividades com risco de exposição ocupacional ao benzeno.

Conteúdo programático

  • Riscos de Exposição ao Benzeno e Vias de Absorção
  • Conceitos Básicos sobre Monitoramento Ambiental, Biológico e de Saúde.
  • Sinais e Sintomas de Intoxicação Ocupacional pelo Benzeno
  • Medidas de Prevenção
  • Procedimentos de Emergência
  • Caracterização básica das Instalações, Atividades de Risco e Pontos de Possíveis Emissões de Benzeno.
  • Dispositivos legais sobre o Benzeno
  • Avaliação NR 09 – Benzeno

Pague no crédito, débito ou boleto.

curso ppra

Frente ao exposto risco que profissionais de postos de serviço se encontram envolvendo o benzeno, o ministério do trabalho e emprego (MTE) publicou o anexo II da NR 9 através da Portaria MTb n.º 1.109, de 21 de setembro de 2016 onde estabelece requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho para as atividades com exposição ocupacional ao benzeno em  Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo essa substância.

 

Para fins deste anexo, consideram-se Postos Revendedores de Combustíveis – PRC contendo benzeno o estabelecimento localizado em terra firme que revende, a varejo, combustíveis automotivos e abastece tanque de consumo dos veículos automotores terrestres ou em embalagens certificadas pelo INMETRO.

 

O MTE visa com esse anexo à adequação da instalação e da atividade criando uma condição segura para o trabalhador, tendo em vista que o benzeno pode causar sérios danos à saúde. 

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.