Trânsito mais seguro: Vivemos hoje uma realidade dura quando nos referimos a acidentes de trânsito, o Brasil registra um dos maiores índices de acidentes do mundo é o quarto país em numero de mortes no trânsito de acordo com levantamento do Instituto Avante Brasil e de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país com maior número de mortes de trânsito por habitante da América do Sul Trânsito mais seguro vivemos hoje uma realidade dura quando nos referimos a acidentes de trânsito, o Brasil registra um dos maiores índices de acidentes do mundo é o quarto país em numero de mortes no trânsito de acordo com levantamento do Instituto Avante Brasil e de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil é o país com maior número de mortes de trânsito por habitante da América do Sul.
No entanto, entre os dez mais populosos do mundo, acompanhado de países como China e EUA, o Brasil é o que mais aplica leis de controle de risco. De acordo com o site da ONUBR (Nações Unidas no Brasil)
A ONU (Organização das Nações Unidas) editou uma resolução com base em uma pesquisa realizada pela OMS em 2010, envolvendo 178 países com altos índices de mortalidade no trânsito e lançou a década mundial de ações para a segurança no trânsito (2011-2020) com o tema: “Juntos podemos salvar milhões de vidas!!” A expectativa é que todos os países com índices elevados de mortes no trânsito estabeleçam métodos para a redução destes índices, o Brasil registra uma média anual que ultrapassa 40 mil mortos. A proposta é uma redução mínima de 50% do índice de acidentes de trânsito.
A ONU estima com a campanha poupar 5 milhões de vidas até 2020.
São dados que nos fazem refletir sobre nosso papel neste cenário, uma vez que somos atores neste contexto como define o Denatran, motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas estão diretamente envolvidos e os números só vão cair quando cada um entender que faz parte deste projeto e é nas atitudes do dia a dia que a mudança deve acontecer. Gentileza gera gentileza. Cada um fazendo a sua parte para um trânsito melhor.
Neste momento todas as atenções estão voltadas para estes
países e a expectativa está nas ações internas de cada um na conscientização
dos envolvidos no cenário diário de risco que nossas estradas oferecem. Cada
ação vale.
A Ma Consultoria neste contexto tem contribuído com cursos de Direção Preventiva e RAC 2 para a VALE e visa conscientizar os motoristas em relação às suas atitudes e na importância da prevenção. Motorista preventivo está sempre atento e tem maior habilidade nas ações cotidianas do trânsito e também naquelas situações não esperadas que exijam uma pronta decisão.
Agende seu treinamento:
(31) 3495-4427
comercial@maconsultoria.com
Referências:
CTB – Código de Trânsito Brasileiro DENATRAN: Departamento Nacional de Trânsito Site: ONUBR (Nações Unidas Brasileira) Estado de Minas: EM discussão
Giselle Dias
Tec. em Segurança do Trabalho com 5 anos de experiência em treinamentos das NR’s, Multiplicadora da NR 35, NR 33, NR 20 entre outras. Bombeiro Civil e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores, Direção Preventiva para empresas.