Após se formar no curso de bombeiro e ter sido credenciado no CBMMG, você estará apto para entrar no mercado de trabalho. O Bombeiro pode atuar como empregado, ou seja, contratado diretamente pela empresa que necessita do trabalho de um profissional da área, sendo ele terceirizado, atuando em locais que precisam de serviços na área da segurança do patrimonial – essa é a contratação mais comum para essa profissão. Você que pretende se formar como bombeiro civil também pode atuar como profissional autônomo, trabalhando em estádios, eventos, casas noturnas, entre outros.
A carreira do Bombeiro civil foi regularizada e categorizada em 3 segmentos:
Bombeiro Civil: Profissional que possui o curso básico, possui um piso salarial que gira em torno de 2 salários mínimos
Bombeiro Civil Líder: possui um curso técnico de nível médio, com a disciplina de prevenção e combate a incêndio e comando de equipe, possui um piso salarial em torno de 3 salários mínimos.
Bombeiro Civil Mestre: engenheiro com especialização em prevenção e combate, realiza o comando da unidade de trabalho, essa classificação possui um piso salarial de 8 salários mínimos.
Os valores de remuneração variam de acordo com a empresa e região. O empregador também é responsável por fornecer ao B.C. o seu uniforme, bônus por periculosidade e seguro de vida.