A MA Consultoria é uma escola credenciada e conta com um corpo docente capacitado pelo corpo de bombeiros para ser instrutor no curso de formação ou requalificação e todo os instrutores responsáveis pelo curso são credenciados conforme determina a portaria 51 e 54 do CBMMG.
Clique nas imagens para ter acesso ao documento.
QUALQUER CENTRO DE TREINAMENTOS QUE NÃO ESTEJA HOMOLOGADO OU
CADASTRADO NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERIAS,
O CURSO E CERTIFICAÇÃO NÃO SERÃO VÁLIDOS.
O treinamento tem carga horária de 179h a FORMAÇÃO e 72h a REQUALIFICAÇÃO envolvendo teoria e prática conforme ABNT – NBR14608:2007
Requalificação (Reciclagem) e Formação.
Conforme Portaria 33 do CBMMG.
O curso vai acontecer em 15 dias + um sábado (8hs) para treinamento de campo.
A MA Consultoria e Treinamento oferece a oportunidade para você que quer se capacitar e ampliar os seus conhecimentos ou enriquecer seu currículo.
O treinamento possui carga horária de 123 horas envolvendo teoria e prática com base na Estadual nº 22.839 do CBMMG da Portaria nº 33, vigente a partir de 02 de julho de 2018.
A MA desenvolveu um conteúdo que atende a demanda do mercado, tendo em vista hoje, que grandes empresas contratam este profissional para desenvolver suas atividades de prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros, mas ele também acompanha e auxilia a segurança do trabalho, dando suporte, apoio acompanhado serviços especialmente em setores onde o profissional da segurança do trabalho não está presente.
É de extrema importância que o Bombeiro Civil dê ênfase em segurança do trabalho. Essa é a proposta do curso da MA consultoria, preparar o profissional para o mercado de trabalho.
Vale lembrar que a forma de pagamento será facilitada, não sendo necessário desembolsar o valor integral do curso, você se programa e paga pelas aulas feitas.
Entre em contato e saiba mais sobre esse curso que foi desenvolvido visando o melhor aprendizado para você.
OBS: É muito importante participar – Inscreva-se em nosso canal do youtube e fique atento na divulgação dos cursos e módulos divulgados em nosso canal Clique aqui – MA Consultoria #Fechadocomasegurança.
O curso de Bombeiro Civil Lagoa da Prata capacita o profissional para ser um agente fundamental no plano de emergência das empresas, este diretamente ligado à segurança no trabalho na empresa.
O Bombeiro Civil Lagoa da Prata MG, aquele que é habilitado nos termos da Lei, exerça em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio.
O Bombeiro Civil possui uma função específica, e para isso deve ser habilitado. Normas da ABNT que fixam os requisitos necessários para formação, qualificação, reciclagem e atuação do profissional.
BOMBEIRO CIVIL – é o bombeiro que presta serviço em uma planta, uma edificação ou em um evento, podendo ser público ou privada.
BOMBEIRO VOLUNTÁRIO CIVIL – Essa figura também é chamado de bombeiro Civil, por não pertencer a uma corporação militar. Estes bombeiros civis atuam da mesma forma do bombeiro militar, ele pertence à uma corporação de bombeiros civis, que em sua maioria são ONGs e prestam o serviço de forma voluntária. Ele é um bombeiro civil público, logo não militar.
BOMBEIRO MILITAR – que este bombeiro pertence a uma corporação governamental.
BRIGADA DE INCÊNDIO – A Brigada de Incêndio é composta de uma equipe que pode ser voluntária ou indicada para participar da prevenção e do combate ao incêndio em casos de emergência. Observe que já tem um vídeo com este tema, se você quer saber mais, depois é só assistir no meu canal.
O Bombeiro Civil, é muito importante na segurança contra incêndio de uma edificação… ele deve saber muito bem os pontos críticos de onde está atuando, porém, seu papel é muito diferente do papel do bombeiro público, estes dois profissionais trabalham com papéis complementares em caso de incêndio. Observe ainda que o Bombeiro Civil ele vai atuar a maior parte de seu tempo na prevenção e vai atuar para que o princípio de incêndio não aconteça e acontecendo será ele o agente para seguir plano de emergência para salvar as pessoas e só depois voltar a combater o princípio de incêndio, não conseguindo, ele deve acionar e na chegada orientar o corpo de bombeiros sobre o que está acontecendo e como está acontecendo, esta orientação… ela deve acontecer de forma objetiva e clara.
O Bombeiro Civil de acordo com a NBR 14608 é uma pessoa que foi aprovada pelo curso de bombeiro civil está capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências, vai atuar primeiro na proteção da vida, depois parte para a proteção do meio ambiente e do patrimônio.
Os Brigadistas devem dedicar a maior parte do tempo à prevenção.
DEVE CONHECER O PLANO DE EMERGÊNCIA CONTRA INCÊNDIO DA PLANTA.
O bombeiro profissional civil assim como a brigada voluntária devem ter o passo-a-passo de ações bem definidos para as situações de emergência. Agora se o plano não está implementado, não é competência do bombeiro civil implementar, contudo, ele deve ter conhecimento bastante para gerar muitas informações que resultem num plano bem contextualizado
DEVE IDENTIFICAR OS PERIGOS E AVALIAR OS RISCOS EXISTENTES
Identificar perigos é um exercício fundamental para o bombeiro civil planejar o que vai fazer quando for acionado, assim como relatar riscos a quem de direito e coloca-los em sua planta do plano de emergência.
DEVE INSPECIONAR CADA EQUIPAMENTO DE COMBATE A INCÊNDIO
A inspeção deve ser feita pelo bombeiro, certificando que os equipamentos de combate a incêndio estejam aptos para uso. Organizar informações em uma planilha, caso não haja nenhuma controle, crie um.
DEVE REGISTRAR SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS E RELATAR FORMALMENTE AS IRREGULARIDADES ENCONTRADAS, COM PROPOSTAS E MEDIDAS CORRETIVAS ADEQUADAS E POSTERIOR MEDIDA DA EXECUÇÃO.
Várias pessoas não sabem, mas a NBR 14023 descreve como o registro deve ser redigido contendo as informações. Esses registros auxiliam na investigação casso ocorra algum incêndio.
DEVE SEGUIR O PLANO DE EMERGÊNCIA DA EDIFICAÇÃO
Em situação de emergência, os profissionais devem seguir o plano de emergência para organizar o processo adequadamente, para isso o BC deve consultar a 15219.
Prevenção e combate a incêndio
01 Introdução
Conhecer a importância e os objetivos gerais do curso; histórico e estatísticas de incêndios.
02 Aspectos legais
Conhecer os aspectos legais (normas, regulamentações e legislações em todas as esferas governamentais pertinentes) relacionados à responsabilidade do bombeiro profissional civil.
03 A Teoria do fogo
Conhecer os quatro elementos formadores da combustão, as formas de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidade extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o Flashover, o Backdraft, o Bleve e o Boil Over.
04 A Proteção contra incêndio
Conhecer os quatro elementos formadores da combustão, as formas de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção do fogo, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidade extintora e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, o Flashover, o Backdraft, o Bleve e o Boil Over.
05 Técnica e tática de combate a incêndio
Conhecer as principais técnicas de busca e exploração da área em sinistro, ventilação natural ou forçada (pressão negativa, venturi e positiva), entradas forçadas, resgate de vítimas, confinamento, isolamento, salvatagem, combate com emprego correto dos tipos de jatos de água (neblina, cone de força e sólido), emprego, dimensionamento e técnicas de aplicação de espuma mecânica e rescaldo de incêndio. Demonstrar a montagem de uma linha direta de combate a incêndio, a partir de um hidrante e/ou viatura, linha adutora e linha siamesa. Demonstrar o uso de linha de água para ataque direto, ataque indireto e ataque combinado.
Equipamentos de combate a incêndio e auxiliares
01 Equipamento de operação manual
Conhecer os tipos e a operação de: extintores (portáteis e extintores sobre rodas, com carga de água, pó BC, pó ABC, CO2, halotrom etc.), hidrantes (predial, de coluna e subterrâneo), mangotinho, mangueiras de incêndio (tipos I, II, III, IV e V), chaves de mangueira (simples e mista), redutores, tampões e adaptadores para mangueiras e hidrantes, derivantes, válvula de recalque, passagem de nível, barrilete, esguichos (de jato sólido, regulável, formador e auto-edutor de espuma) e proporcionadores de espuma (de linha e de sistema).
02 Equipamentos de sistema fixo e operação automática
Conhecer como transportar e armar uma escada prolongável. Conhecer como operar no mínimo as seguintes ferramentas de corte, arrombamento e remoção (machado, machado-picareta, corta-a-frio, croque, alavanca simples, alavanca pé-de-cabra e ferramentas hidráulicas de corte e tração). Conhecer lanternas e refletores portáteis para iluminação. Conhecer o emprego de uma lona para salvatagem.
Atividades operacionais de bombeiro profissional civil
01 Atividades administrativas e operacionais
Conhecer as principais atribuições do bombeiro profissional civil, estabelecidas nesta Norma. Conhecer os sistemas de comunicação por voz (fixa e móvel) e dados. Conhecer o código alfabeto fonético. Conhecer o código de pronúncia de números. Conhecer os procedimentos de inspeção preventiva. Conhecer um relatório padronizado de acompanhamento de trabalhos de risco, de inspeções e de acidentes. Conhecer os padrões de inspeção visual e de teste de funcionamento de extintores de incêndio, conforme Normas Brasileiras específicas para cada tipo de extintor. Conhecer como são realizados os teste de abertura e vedação de um hidrante predial. Conhecer como é feito o preenchimento de um relatório de incêndio em conformidade com a ABNT NBR 14023. Conhecer os procedimentos para efetuar a troca de um bico de chuveiro automático (sprinklers). Conhecer as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio, conforme as Normas ABNT NBR 11861 e ABNT NBR 12779. Conhecer os procedimentos para acionar os serviços públicos locais de atendimento a emergências (Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, Polícia, Agência Ambiental e/ou outras de responsabilidade local). Conhecer os tipos de para – raio e os procedimentos de inspeção visual nos cabos e conectores. Conhecer as características, tipos, princípios de funcionamento e os procedimentos de segurança e emergência em caldeiras e vasos sob pressão. Conhecer os geradores, conjuntos moto-bomba e moto-ventiladores, suas aplicações, operação e manutenção preventiva. Conhecer os tipos de armazenagem e instalações de gases (no mínimo GN, GLP, oxigênio, acetileno, nitrogênio, cloro e amônia) e procedimentos de emergência.
EPI e EPR – Conteúdo programático
01 EPI Conhecer os equipamentos de proteção individual para proteção da cabeça, olhos e face, proteção auditiva, proteção respiratória, tronco, membros superiores, membros inferiores e corpo inteiro, em conformidade com as Normas Brasileiras específicas para combate a incêndio, nacionais e, na falta de Normas Brasileiras, adotar Normas Internacionais.
02 EPR Conhecer e saber a origem e os riscos de exposição a no mínimo os seguintes tipos de gases: asfixiantes – gás liquefeito de petróleo (GLP), gás metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e acetileno; gases tóxicos – monóxido de carbono (CO), sulfi drico (H2S) e cianídrico (HCN) e gases irritantes ou corrosivos – amônia (NH2) e cloro. Conhecer as características de atmosfera insalubre por concentração de O2. Conhecer a utilização e a higienização e limpeza dos seguintes equipamentos de proteção respiratória: máscaras filtrantes e conjuntos de mascara autônoma de ar respirável e máscara dedicada para vítima (carona). Saber calcular a autonomia do conjunto máscara autônoma. Conhecer e saber identificar a finalidade dos dados Salvamento terrestre impressos nos cilindros de ar respirável.
Salvamento terrestre
01 Emergências no elevador
Conhecer os princípios de funcionamento de um elevador e as emergências específicas, conforme recomendações de cada fabricante de elevador.
02- Prevenção em área de pouso de helicópteros
Conhecer os principais riscos no pouso de helicóptero e os principais procedimentos de segurança para balizamento, embarque e desembarque de passageiros e procedimentos de controle em caso de emergência, envolvendo incêndio e resgate de vítimas.
03 Plano de emergência
Conhecer as principais recomendações de um plano de emergência, relativas a uma emergência contra incêndio, hostilidades em casos de ameaças de bombas e terrorismo, uma emergência de abandono de área em uma planta, conforme ABNT NBR 15219.
04 Resgate de vítimas em espaços confinados
Conhecer as normas e procedimentos para resgate de vítimas em espaços confinados.
05 Resgate de vítimas em altura
Produtos perigosos
01 Legislação
Conhecer a legislação que regulamenta a identificação, transporte, armazenagem, manipulação e as emergências envolvendo produtos perigosos.
02 Conceitos
Conhecer as classes de riscos, os sistemas de identificação, painel de segurança, rótulo de risco, ficha de emergência e FISPQ.
03 Guia de procedimentos de emergências
Conhecer e saber consultar o manual de emergências com produtos perigosos da ABIQUIM / PRÓ-QUÍMICA.
04 EPI e EPR
Conhecer os equipamentos de proteção individual e respiratória nível A, B e C específicos para atendimento a produtos perigosos.
05 Ações operacionais
Conhecer o sistema de organização da área do sinistro em zonas de segurança, apoio e de acesso limitado (quente, morna e fria) Conhecer os equipamentos e métodos de contenção e confinamento de derramamento de produtos perigosos. Conhecer as técnicas de resgate de vítimas contaminadas por produtos perigosos e descontaminação de vítimas e ambientes.
Primeiros-socorros
01 Legislação específica
Conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros-socorros para o nível equivalente a Bombeiro profissional civil.
02 Procedimentos iniciais
Conhecer os procedimentos para avaliação da segurança do local, número de vítimas e os procedimentos de biossegurança. Conhecer os procedimentos para acionamento dos serviços públicos e privados de socorro de vítimas e as ações para localização dos hospitais de referência nas proximidades do local de trabalho. Conhecer os procedimentos para o planejamento das ações conforme definido previamente no plano de emergência da planta.
03 Avaliação Inicial
Conhecer os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, número de vítimas e o exame físico destas.
04 Vias aéreas
Conhecer os sinais e sintomas de obstruções em adultos, crianças e bebês conscientes e inconscientes.
05 RCP (reanimação cardiopulmonar)
Conhecer as técnicas de RCP para adultos, crianças e bebês.
06 AED/DEA
Conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros-socorros para o nível equivalente a Bombeiro profissional civil.
07 Estado de choque
Conhecer os sinais, sintomas e técnicas de prevenção e tratamento.
08 Hemorragias
Conhecer as técnicas de hemostasia.
09 Fraturas
Conhecer as fraturas abertas e fechadas e técnicas de imobilizações.
10 Ferimentos
Conhecer a legislação que regulamenta os procedimentos de primeiros-socorros para o nível equivalente a Bombeiro profissional civil.
11 Queimaduras
Conhecer os tipos (térmicas, químicas e elétricas) e os graus (primeiro, segundo e terceiro) das queimaduras.
12 Emergências clínicas
Reconhecer AVC (Acidente Vascular Cerebral), dispnéias, crises hiper e hipotensiva, IAM (infarto agudo do miocárdio), diabetes e hipoglicemia.
13 Movimentação, remoção e transporte de vítimas
Conhecer as técnicas de transporte de vítimas clínicas e traumáticas com suspeita de lesão na coluna vertebra.
14 Pessoas com mobilidade reduzida
Conhecer as técnicas de abordagem, cuidados e condução de acordo com o plano de emergência da planta.
15 Protocolo com incidente com múltiplas vítimas
Conhecer as ações de avaliação, zoneamento, triagem e método start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas.
16 Psicologia em emergências
Conhecer a reação das pessoas em situações de emergências e a administração do estresse pós incidentes críticos para os profissionais de emergência.
Fundamentos da análise de riscos
01 Os fundamentos da análise de riscos
Conhecer os conceitos e ferramentas para melhorar a percepção e a identificação dos perigos, bem como análise e avaliação de riscos e sua consequente minimização ou eliminação.
02 Riscos específicos de plantas
Discutir os riscos específicos e o plano de emergência contra incêndio de no mínimo os seguintes tipos de planta: serviço de hospedagem, comercial, shoppings, indústria química, indústria metalúrgica, depósito e local de reunião pública.
Nota: Conteúdo teórico e prático de acordo com a ABNT NBR 14608/2007
Em média um curso de bombeiro civil Lagoa da Prata, custa aproximadamente R$ 1.600,00, não levando em conta as condições de pagamento. Na MA consultoria o investimento necessário para se capacitar no curso de formação para B.C. é de somente R$999,00 à vista e R$1060,00 parcelado. Aproveite essa super oferta para mudar sua carreira!
O curso de Bombeiro Profissional Civil tem validade de um ano, e requer a reciclagem a cada um ano.
Para se formar bombeiro civil é necessário possuir o ensino médio completo. Recomenda-se que os interessados possuam carteira de motorista para se inserir mais facilmente no mercado.
Diante do que a NBR 14608 estabelece: o curso de qualificação do bombeiro profissional civil tem que ser ministrado por profissionais devidamente habilitados de empresa especializada ou órgão público competente. O curso possui uma carga horária mínima, pois isso é quesito para que ele seja considerado efetivo.
O bombeiro profissional civil pode atuar em vários locais que precisam de uma guarda, por exemplo, shoppings, hotéis, eventos, faculdades, lojas e etc..
A presença de bombeiros civis em certos lugares é considerada obrigatória
Após se formar no curso de bombeiro e ter sido credenciado no CBMMG, você estará apto para entrar no mercado de trabalho. O Bombeiro pode atuar como empregado, ou seja, contratado diretamente pela empresa que necessita do trabalho de um profissional da área, sendo ele terceirizado, atuando em locais que precisam de serviços na área da segurança do patrimonial – essa é a contratação mais comum para essa profissão. Você que pretende se formar como bombeiro civil também pode atuar como profissional autônomo, trabalhando em estádios, eventos, casas noturnas, entre outros.
A carreira do Bombeiro civil foi regularizada e categorizada em 3 segmentos:
Bombeiro Civil: Profissional que possui o curso básico, possui um piso salarial que gira em torno de 2 salários mínimos
Bombeiro Civil Líder: possui um curso técnico de nível médio, com a disciplina de prevenção e combate a incêndio e comando de equipe, possui um piso salarial em torno de 3 salários mínimos.
Bombeiro Civil Mestre: engenheiro com especialização em prevenção e combate, realiza o comando da unidade de trabalho, essa classificação possui um piso salarial de 8 salários mínimos.
Os valores de remuneração variam de acordo com a empresa e região. O empregador também é responsável por fornecer ao B.C. o seu uniforme, bônus por periculosidade e seguro de vida.
Rua General Aranha, 100 - Bairro Jaraguá/Pampulha - Belo Horizonte - MG
MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF
Trabalhamos com uma equipe altamente capacitada formada por Engenheiros, Técnicos em segurança do trabalho e Bombeiros Civis com o conhecimento teórico e prático necessário para agregar valor aos profissionais e empresas que relacionamos mediante nossos treinamentos. Não vendemos certificado, proporcionamos treinamentos para a saúde e segurança no trabalho.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |