Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Como funciona a Roupa de aproximação

Para que serve as roupas de aproximação?

Do que o equipamento é feito?

Roupa de aproximação

 

Você conhece e sabe sobre as peculiaridades da roupa de aproximação? Sabe como elas são feitas para que você fique protegido do calor e como funcionam todos os equipamentos que precisam ser usados? Confira agora tudo sobre esse tema!

 

 

A roupa de aproximação é indispensável para o bombeiro em momentos de acidentes envolvendo incêndios, sendo ela o principal EPI para fazer a segurança do bombeiro na hora do resgate. As RDA são projetadas para suportarem até certa temperatura, tornando essa fonte de proteção limitada conta às chamas e o calor. As roupas devem oferecer proteção química contra certos tipos de substâncias tóxicas que possam estar presentes no local da ocorrência, porém sem reduzir a capacidade de mobilidade do bombeiro, devendo ser confortáveis leves e de fácil colocação.

As RDA (roupa de aproximação) são compostas por 3 camadas.

  1. A primeira é a couraça externa, composta por metal fundido. Os metais fundidos para formar essa camada podem ser variações do Kevlar, que são mais resistentes ao calor.
  2. A segunda camada é a barreira de umidade, que garante a barragem de qualquer tipo de substância química ou líquido que possa vir a entrar em contato com a pele do combatente.
  3. A terceira é a camada térmica, que é feita de fibras baseadas em Kevlar e é capaz de absorver até 75% do calor.

 

Com essas três camadas as roupas de aproximação protegem o bombeiro em temperaturas que chegam próximas a 800 graus célsius. Tornando a execução do salvamento possível somente com a utilização da roupa.

Quais são os trajes?

O equipamento é composto por um capacete e balaclava, que são responsáveis por proteger a parte da cabeça e pescoço, luvas para as mãos, bota para os pés, calça tática para proteção dos membros inferiores, japona , também chamada de ‘blusão’ responsável pela proteção do tórax e membros superiores e o equipamento de proteção respiratória para evitar uma possível intoxicação por fumaça, queimadura da face e vias aéreas e evitar a dificuldade de visão.

 

As roupas precisam possuir partes refletivas de alta reflexibilidade para permitir a melhor identificação do bombeiro em ambientes com pouca iluminação ou dificuldade de visibilidade.

Como vestir uma roupa de aproximação no menor tempo possível? A recomendação é que a equipagem da RDA seja feita em torno de 1 minuto.

  1. Retirar os calçados e colocar os pés dentro das botas, um de cada vez. Puxe a calça para cima, coloque o suspensório e feche a calça.

 

  1. Vista a japona de modo que a gola cubra o pescoço. Feche o ‘blusão’ e faça os ajustes finais.

 

  1. Apoie o cilindro e segure lateralmente na placa suporte, de modo que a válvula fique para frente. Passe a placa suporte por cima da cabeça em direção as costas, de modo que as alças fiquem posicionadas sobre os ombros. Ajuste as alças do equipamento autônomo de respiração e prenda o cinto.

 

  1. Coloque a alça da máscara no pescoço. Coloque a máscara e ajuste os tirantes inferiores e os superiores e em seguida faça o teste de vedação. Coloque a balaclava de maneira a cobrir a máscara e a proteger o pescoço. Ajuste a balaclava com a gola do blusão de modo que o pescoço fique bem protegido.

 

  1. Coloque o capacete e faça os ajustes necessários.
  2. Coloque a luva. Ajeite a luva de modo que o punho da luva fique por baixo do punho externo do blusão. Tampando todo o punho.

 

Feito esses procedimentos, o bombeiro está pronto para combater o incêndio.

 

É importante se atentar aos detalhes:

Para garantir que a equipagem foi feita de forma adequada antes de adentrar em uma área de risco, você pode pedir a ajuda de um companheiro para inspecionar as áreas de interface, verificando se as sobreposições estão adequadas para atuar.

 

Uma técnica para dimensionar o tamanho correto da RDA (Roupa De Aproximação) em relação a sobreposição do equipamento, é ficar em pé e levantar os braços acima da cabeça. Feito isso, deve-se verificar que não haja mais de 5 cm de sobreposição da borda inferior do forro interno da japona com o topo da calça.

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.