Funcionamento Seg - Sex: 08h às 18h Sáb: 07h30 às 11h30

Calor no trabalho: prevenção e controle do estresse térmico

O estresse térmico ocupacional precisa ser controlado como parte da gestão de riscos, e não apenas em dias excepcionalmente quentes. Para gestores, equipes de SST e responsáveis por treinamentos, isso significa avaliar a combinação entre ambiente, esforço e vestimenta, registrar os riscos no PGR e articular as medidas com o PCMSO. O IBUTG e a taxa metabólica ajudam a transformar essa avaliação em decisões práticas sobre controles, rotinas e pausas.

Pontos essenciais para prevenir a sobrecarga pelo calor

  • O risco depende da combinação entre calor ambiental, esforço físico, duração da tarefa e vestimentas.
  • O IBUTG é o índice usado na avaliação quantitativa prevista no Anexo 3 da NR-09, conforme a NHO 06.
  • O nível de ação aciona medidas preventivas; o limite de exposição orienta medidas corretivas quando ultrapassado.
  • Controles coletivos e organização do trabalho têm prioridade sobre soluções individuais isoladas.
  • Calor, pausas e hidratação também entram no planejamento de atividades em altura e com eletricidade.

Como o ambiente, o esforço e a roupa se combinam

O risco térmico surge quando o calor recebido do ambiente, somado ao produzido pelos músculos durante o trabalho, ultrapassa a capacidade do corpo de dissipá-lo. A umidade, a circulação do ar e a radiação de superfícies quentes podem dificultar essa troca. Por isso, a temperatura do ar, sozinha, não descreve toda a exposição.

A tarefa também importa. Carregar materiais, subir escadas ou trabalhar com ferramentas pesadas exige mais do organismo do que uma atividade sedentária. Essa exigência é expressa pela taxa metabólica, estimada de acordo com a atividade realizada e com os critérios do Anexo 3.

Vestimentas fechadas, múltiplas camadas ou roupas que dificultam a evaporação do suor podem aumentar a retenção de calor. Ainda assim, elas não devem ser removidas sem avaliar os outros perigos: uma roupa pode ser necessária para proteger contra arco elétrico, chama, respingos ou riscos mecânicos.

O que o Anexo 3 da NR-09 e a atualização de 2026 orientam

O Anexo 3 da NR-09 define critérios para avaliar a exposição ocupacional ao calor quando esse agente é identificado no gerenciamento de riscos. A avaliação subsidia as medidas de prevenção e deve considerar o trabalho real, não apenas as condições do ambiente em um momento conveniente. A redação vigente pode ser consultada no texto vigente do Anexo 3.

A avaliação quantitativa segue a NHO 06 da Fundacentro, segunda edição, de 2017. A norma técnica orienta a medição e a interpretação da exposição. A metodologia da NHO 06 deve ser aplicada por profissionais competentes, conforme as condições e tarefas representativas da exposição.

A Portaria MTE nº 105, de 29 de janeiro de 2026, publicada em 30 de janeiro de 2026, alterou a alínea “c” do item 4.2.2 do Anexo 3. A redação atual trata da disponibilização de locais termicamente mais amenos para pausas de recuperação em atividades a céu aberto e distantes de estruturas. Procedimentos internos baseados em versões anteriores devem ser conferidos contra o texto vigente.

Como IBUTG e taxa metabólica orientam as decisões

O IBUTG combina medições relacionadas à umidade, à radiação térmica e à temperatura do ar, conforme a condição avaliada. Em ambientes com incidência solar direta, a composição do índice considera também a temperatura de bulbo seco. O resultado precisa ser interpretado junto à taxa metabólica e ao período de exposição.

A taxa metabólica representa a energia que o corpo usa para executar uma tarefa. A equipe compara a atividade observada com as referências do Anexo 3, considerando, por exemplo, se a pessoa permanece parada, caminha, sobe, carrega peso ou movimenta ferramentas. Uma medição feita sem registrar a tarefa pode não representar o risco real.

Nível de ação e limite de exposição têm funções diferentes. Quando o nível de ação do Quadro 1 é excedido, devem ser adotadas medidas preventivas, como oferecer água potável e programar atividades mais pesadas, com taxa metabólica superior a 414 W, para períodos termicamente mais amenos, desde que não surjam riscos adicionais. Quando o limite de exposição do Quadro 2 é ultrapassado, são necessárias medidas corretivas, como ajustar processos e alternar tarefas de maior exposição com outras menos exigentes.

Profissional de higiene ocupacional mede as condições de calor perto de uma atividade industrial para avaliar a exposição.

Como integrar o controle ao PGR e ao PCMSO

O PGR deve registrar os perigos e riscos relacionados ao calor, identificar grupos expostos e definir medidas de prevenção, responsáveis e formas de acompanhamento. O inventário precisa refletir onde, quando e por quanto tempo as pessoas ficam expostas, incluindo tarefas variáveis, fontes artificiais e trabalhos a céu aberto.

O PCMSO deve considerar os riscos identificados e classificados no PGR, conforme a NR-07. A relação não significa que todas as pessoas expostas terão os mesmos exames ou condutas: o acompanhamento é definido por profissionais de saúde ocupacional segundo os riscos e as características dos trabalhadores. Os requisitos do PCMSO na NR-07 ajudam a orientar essa articulação.

Resultados de avaliações, relatos de sintomas, afastamentos e mudanças no processo devem alimentar a revisão dos controles. A empresa não precisa esperar uma auditoria para descobrir que mudou o turno, a carga de trabalho, a vestimenta ou a fonte de calor. Essas alterações podem tornar insuficiente uma avaliação feita anteriormente.

Roteiro prático para avaliar e controlar a exposição

  1. Identificar os expostos: relacione setores, funções, tarefas, turnos e pessoas que atuam perto de fontes de calor ou sob sol direto. Inclua contratados e atividades não rotineiras.
  2. Fazer a avaliação preliminar: registre fontes geradoras, condições térmicas, tempo em cada situação, esforço físico e vestimentas. Verifique quando e onde a exposição pode ser mais intensa.
  3. Medir quando necessário: se a avaliação preliminar não permitir decidir as medidas adequadas, realize avaliação quantitativa com IBUTG segundo a NHO 06, em condições representativas da exposição.
  4. Priorizar controles coletivos: avalie redução ou isolamento da fonte, barreiras radiantes, ventilação tecnicamente adequada, automação e mudanças de processo. Ventiladores não devem ser tratados como solução automática nem como prova de redução do IBUTG.
  5. Ajustar a organização: considere horários mais amenos para tarefas pesadas, alternância de atividades e locais de recuperação térmica. Defina pausas com base na exposição avaliada, sem adotar duração genérica para todos os cenários.
  6. Garantir hidratação: disponibilize água potável e fresca, facilite o acesso durante a jornada e oriente a ingestão. A medida deve ser organizada para que a rotina de produção não impeça seu uso.
  7. Planejar aclimatização e emergência: estabeleça adaptação progressiva quando indicada para novos trabalhadores, retornos após afastamento ou mudanças relevantes na exposição. Defina como interromper a tarefa, acionar ajuda e encaminhar a pessoa com sinais de agravamento.

Em ambientes fechados ou com fontes artificiais de calor, o Anexo 3 também prevê vestimentas de trabalho adaptadas ao tipo de exposição e à atividade. Essa vestimenta não substitui controles de engenharia ou de organização. Roupa de trabalho e EPI não são automaticamente a mesma coisa: quando uma proteção individual é necessária para outro perigo, sua seleção e uso devem continuar atendendo a esse risco.

Orientação e reconhecimento de sinais de alerta

Os trabalhadores precisam conhecer os fatores de risco, as medidas de prevenção e os sinais de distúrbios relacionados ao calor. A orientação deve explicar como comunicar sintomas ao superior ou ao serviço de saúde, quais condições do ambiente merecem relato e como funciona o procedimento de emergência.

Fraqueza, tontura, dor de cabeça, náusea, cãibras, confusão ou desmaio durante a exposição exigem resposta rápida. A empresa deve prever interrupção segura da atividade, retirada da pessoa da fonte de calor e acionamento do atendimento previsto no procedimento. Alteração de consciência ou colapso são sinais de urgência; a pessoa não deve ser deixada sozinha nem retornar à tarefa sem avaliação adequada.

O item 3.1.2 do Anexo 3 prevê treinamento periódico anual específico quando essa medida estiver indicada na prevenção. O conteúdo deve combinar informações sobre sintomas e medidas com os procedimentos reais do local, os canais de comunicação e as condições de emergência. A presença em treinamento não substitui a correção dos fatores de exposição.

Trabalho em altura: controlar o calor sem reduzir a proteção contra quedas

Em trabalho em altura, o calor pode somar-se ao esforço de subida, ao transporte de ferramentas, à exposição solar e às limitações impostas pelos equipamentos e vestimentas. A combinação pode aumentar fadiga e prejudicar equilíbrio, atenção e destreza, aspectos relevantes para o planejamento da tarefa.

A análise de risco deve considerar horário, duração, acesso à água e local seguro para pausas e recuperação. A pausa não deve ocorrer em posição instável ou em condição que exponha a pessoa a uma queda. Proteções exigidas para a atividade continuam em vigor; o controle térmico não justifica remover capacete, cinturão ou sistema de proteção contra quedas.

A NR-35 e seu curso de capacitação tratam dos requisitos e da capacitação para trabalho em altura. O curso NR-35 não substitui a avaliação do calor no PGR: cada organização precisa integrar os riscos e coordenar as medidas antes da execução.

Segurança com eletricidade: preservar controles e planejar pausas

Em serviços elétricos, o calor pode vir do ambiente, de equipamentos ou da exposição solar. Esforço, suor e fadiga também podem comprometer conforto, concentração e precisão. A análise deve incluir as condições térmicas junto aos perigos elétricos e às etapas de preparação, execução e encerramento do serviço.

Planeje pausas em local seguro, fora da zona de risco elétrico, e organize a atividade para que hidratação e recuperação não dependam de improviso. O calor não autoriza reduzir isolamento, retirar vestimentas de proteção ou ignorar procedimentos de desenergização e controle de acesso. Se a roupa necessária para o risco elétrico aumentar a carga térmica, a empresa deve avaliar medidas adicionais de engenharia e organização.

A NR-10 e o curso de segurança elétrica são pertinentes à capacitação e aos controles do trabalho com eletricidade, mas não substituem a avaliação da exposição ao calor nem o gerenciamento previsto no PGR.

Equipe planeja uma atividade de manutenção em altura com proteção contra quedas, pausa para recuperação térmica e hidratação.

Lista de verificação para empresas

  • O inventário do PGR identifica fontes de calor, funções expostas, turnos e tarefas críticas?
  • A avaliação preliminar registra tempo de exposição, esforço físico e vestimentas?
  • A avaliação quantitativa foi feita quando a análise preliminar não bastou para definir medidas?
  • Os resultados consideram IBUTG, taxa metabólica e condições representativas do trabalho?
  • Existem controles coletivos, rotinas de pausas, acesso a água e locais adequados para recuperação?
  • Os procedimentos consideram aclimatização, sinais de alerta e resposta a emergências?
  • O PCMSO está articulado aos riscos identificados no PGR, com acompanhamento definido por profissionais de saúde ocupacional?
  • As atividades em altura e com eletricidade mantêm as proteções obrigatórias enquanto incorporam medidas contra o calor?
  • Os trabalhadores recebem orientação e os treinamentos periódicos indicados nas medidas de prevenção?

Para organizar capacitações em segurança do trabalho, a MA Consultoria e Treinamentos oferece cursos relacionados à NR-10 e à NR-35 em formatos presenciais e a distância, conforme seu portfólio. A empresa pode conhecer as capacitações da MA Consultoria e Treinamentos e avaliar o apoio adequado à realidade de suas equipes. A participação em cursos não garante, por si só, conformidade: a gestão da exposição depende também de avaliação, controles e acompanhamento na própria organização.

Perguntas frequentes

O que é estresse térmico ocupacional?

O estresse térmico ocupacional é a sobrecarga causada quando o calor do ambiente e o esforço do corpo superam a capacidade de dissipar calor. Umidade, radiação térmica, velocidade do ar e vestimentas também influenciam. A exposição pode elevar o risco de adoecimento e prejudicar atenção, coordenação e segurança na execução das tarefas.

O que o Anexo 3 da NR-09 exige para o calor?

O Anexo 3 da NR-09 prevê avaliação preliminar e, quando necessária, avaliação quantitativa da exposição ao calor. A análise considera as atividades, o tempo de exposição e a taxa metabólica, com uso do IBUTG. Também estabelece medidas preventivas e corretivas, orientação dos trabalhadores e, quando indicado, treinamento periódico.

Qual é a diferença entre nível de ação e limite de exposição?

O nível de ação é um gatilho para adotar medidas preventivas antes que a exposição ultrapasse o limite ocupacional. O limite de exposição, por sua vez, orienta a adoção de medidas corretivas quando excedido. Nenhum dos dois deve ser tratado isoladamente: a avaliação considera a atividade, o tempo e as condições reais do trabalho.

Ventiladores eliminam o risco de calor no trabalho?

Não automaticamente. Ventiladores podem alterar a movimentação do ar, mas não se deve presumir que reduzam o IBUTG ou controlem a exposição em qualquer situação. A adequação depende de avaliação técnica do ambiente, da fonte de calor, das tarefas e dos demais fatores. O equipamento não substitui controles de engenharia e organização.

O calor deve entrar no planejamento de trabalho em altura e eletricidade?

Sim. O calor pode elevar o esforço físico, acelerar a fadiga e reduzir atenção e precisão em tarefas críticas. A análise de risco deve prever horários, pausas, hidratação e locais de recuperação sem remover proteções obrigatórias contra quedas ou choques. Os treinamentos NR-10 e NR-35 não substituem o gerenciamento da exposição térmica.

Garanta a Conformidade da Sua Empresa e Evite Multas Altas do Ministério do Trabalho

Treinamentos NR-10, NR-35 e Bombeiro Civil com certificado imediato e válido em todo o Brasil

Garanta a Conformidade da Sua Empresa e Evite Multas Altas do Ministério do Trabalho

Endereço Sede

Rua General Aranha, 100 - Bairro Jaraguá/Pampulha - Belo Horizonte - MG

Telefones

MG (31) 3495-4427

MG (31) 3450-3644

Celular: (31) 9201-0939

Email

contato@maconsultoria.com