Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Programas de treinamentos em SST

construção e treinamento

Fechamos mais um ciclo na MA Consultoria e Treinamentos Ltda e em nome de toda equipe gostaríamos de agradecer a todas as empresas, funcionários e colaboradores em geral que contribuíram com o nosso trabalho no corrente ano. Esperamos que 2017 seja um ano de realizações para todos nós e aproveitamos o ensejo para deixar algumas reflexões a respeito da Saúde e Segurança no Trabalho nas organizações e, presumimos de fato, que a preocupação empresarial em relação ao tema que se abordará, seja levado com mais seriedade e responsabilidade, de forma que possamos evitar de maneira preventiva e não corretiva, os acidentes na rotina laboral.


Preliminarmente é importante ressaltar que hoje somos cercados de leis, normas, regulamentos obrigatórios para o cumprimento dos requisitos voltados para a Saúde e Segurança no Trabalho. Quando falamos em Saúde e Segurança no Trabalho, não restam dúvidas que o significado é prevenir o trabalhador, mas também o empregador. Desta forma, para o cumprimento honesto desses requisitos indispensáveis, é significativo que a empresa tenha uma mudança cultural em relação ao conteúdo apresentado. A mudança cultural que irá delinear, facilitar, inibir, inviabilizar ou viabilizar seu sucesso. Não adianta nada a empresa oferecer ferramentas adequadas e ter seus objetivos traçados, estando correta quanto ao cumprimento dos requisitos se o trabalhador não se familiarizar corretamente com o que a empresa precisa e vice versa. Culturalmente a instituição precisa “vestir a camisa da Saúde e Segurança no Trabalho” para fazê-la funcionar.


Estamos em pleno século XXI e este tema ainda não é tratado como deveria ser, tanto por parte das empresas, quanto por parte dos trabalhadores e, os principais problemas existentes no momento presente que dificultam a implementação de programas de

Saúde e Segurança no Trabalho, são:


– Envolvimento da alta direção da empresa, cobrança e fiscalização dos gerentes de cada área quanto ao cumprimento dos requisitos obrigatórios;


– Programas de Saúde e Segurança no Trabalho orientados para o atendimento à Legislação específica, no intuito de evitar passivos trabalhistas;


– Comportamento do trabalhador e sua relação com a organização do Trabalho;


– e principalmente, a inserção dos Trabalhadores nos PROGRAMAS DE TREINAMENTO.

Sabemos que os programas de SST implementados são na maioria das vezes, estritamente para cumprir com as exigências legais, entretanto, com nossa vasta experiência ao longo dos anos, conseguimos perceber que os programas de treinamentos constantes dão mais ênfase aos objetivos delineados, não só para atender a legislação peculiar, mas também para prevenir e manter a Saúde e Segurança no Trabalho em dia, evitando acidentes laborais e hipoteticamente ações trabalhistas.


A conscientização constante aumenta a participação dos trabalhadores e empresas nos programas de SST, mudam a cultura, e, sobretudo, desenvolve ações que previnem os riscos. Ademais, o sistema de treinamento não ensina apenas como prevenir ou corrigir um acidente, como também promove a qualidade de vida no ambiente de trabalho, por isso é muito importante.


A importância da adoção de programas de treinamentos, entre outras vantagens, está na duplicação de informação e interação com outros colaboradores de experiências diversas.

Posto isto, a MA Consultoria e Treinamentos Ltda encontra-se a disposição para convencer trabalhadores a incluir essa preocupação nos procedimentos de trabalho e transformá-las em ações concretas que possam ser executadas, avaliadas e medidas, ministrando treinamentos constantes e prestando consultorias na área de Saúde e Segurança do Trabalhador.

Amanda Martins (Advogada e gestora corporativa de sistema de gestão da qualidade na empresa MA Consultoria e Treinamentos Ltda).

Referência:

[1] OLIVEIRA, João Cândido. “Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida”. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000200002>. Acesso dia: 27/12/2016.

Conheça nossos cursos presenciais e online

Precisa de Ajuda? clique aqui.
não faça pagamentos por PIX.