Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

Acidente Doméstico – Panela pegando fogo

situação de emergência

Como reagir em uma situação com panela pegando fogo?

Imagine que você vai fazer mandioquinhas fritas e por ventura esqueça a panela com óleo no fogão levando ela a pegar fogo.

Qual seria a sua primeira reação? Como deveria proceder para apagar o fogo?

O óleo de cozinha pode vir a sofrer uma combustão espontânea se a temperatura exceder o chamado ponto de ignição. A autoignição do óleo pode ocorrer em qualquer intervalo de 288°C a 385°C. Essa classe de incêndio é classificada como classe K, sendo que essa classe é uma das novas classificações de risco em cozinhas comerciais. Além disso, pode ser considerado como uma das maiores causas de incêndio em cozinhas comerciais, que é a panela pegando fogo.

Agora falaremos sobre a maneira correta de cessar o fogo

A primeira coisa a se fazer é se afastar, sendo que inicialmente o nível do fogo causa espanto.  Caso a pessoa sinta segurança e tenha meios para abafar a chama, é a melhor opção! Um modo é usar a própria tampa da panela, para executar essa manobra, coloque a tampa em cima da panela. Outro método é utilizar um pano bastante encharcado. Jogue o pano em cima da panela tampando todo perímetro dela. O pano não pode conter óleo e é importante que ele esteja bem encharcado, pois se o tecido estiver seco ele se incendiará na hora.

 

Se for o caso em que o óleo derrame pelo fato de ele ter esquentado, isso irá aumentar o fogo, daí a possibilidade de abafar o fogo com o pano diminui a eficácia. Nesse caso precisaremos de um agente extintor que seja realmente eficaz, além de todo o equipamento necessário para combate a incêndio. Caso tenha algum extintor, a pessoa pode utilizar e acabar com incêndio na fase inicial, caso o contrário, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193 ) e informe a situação.

 O que não se deve fazer em nenhuma hipótese é jogar água.

Caso a pessoa se depare com óleo pegando fogo, jamais deve jogar água diretamente nas chamas, isso acarretará em uma grande explosão, que fará o fogo se alastrar de forma exorbitando, isso acontece pelo fato de que 1 litro de água se transforma em 1700 litros de vapor quando entrado em contato direto com fogo descontrolado. Também porque a densidade e o ponto de ebulição da água e do óleo influem na hora de extinguir o incêndio.

 

O óleo é menos denso que a água, portanto, ele flutua sobre a água. Já o ponto de ebulição da água é igual a 100ºC. Se o óleo estiver pegando fogo significa que ele estará em temperatura superior a essa. Assim, ao jogar água, por ser mais densa, ela vai para o fundo da panela, passando pelo óleo que já está quente. Como a temperatura está acima do seu ponto de ebulição, imediatamente a água evaporaria, através da gordura quente que saltará imediatamente para forma, de forma brusca e que pode levar acontecer alguma fatalidade. Essa reação leva junto gotículas de óleo que podem queimar a pele caso entre em contato direito. Além disso, as gotículas podem cair sobre o fogo e também se incendiar. Portanto é muito perigoso agir de tal forma.

Conheça mais sobre acidentes domésticos com fogo

Precisa de Ajuda?