Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 640, SP (11) 3522-8441

Comunicação visual SST e seu impacto

Por: Karla Thayanne – Assistente comercial na empresa MA Consultoria e Treinamentos.

Com um mercado cada vez mais concorrido, você já parou para pensar como se diferenciar?

Comunicação visual SST na segurança do trabalho é importante para ter um produto de qualidade e serviço eficiente, MAS E SUA MARCA? Ao nos questionar a respeito, pensamos logo na identidade visual. É através dela que notamos com precisão as propagandas, marcas, placas e tudo que nos influencia na hora de consumir.

 

O logotipo da sua empresa pode causar a primeira impressão desejável ou indesejável nos clientes, potenciais clientes e fornecedores. Isso nos faz indagar sobre quais conceitos levaram o desenvolvimento da marca ou qual a mensagem a organização realmente pretende passar para seu consumidor final. Em virtude disso, a marca/logotipo de determinada empresa pode não significar o que um terceiro imagina. A marca é a imagem da sua empresa, ela mostra sua missão, visão, valores, seus conceitos, ela transmite a personalidade e é muito importante para a sua consolidação com os clientes.

 

A comunicação visual é a chave para fazer essa conexão, pois ela garante passar uma mensagem objetiva, através da logo, cartão de visita, propaganda, placas ou qualquer peça gráfica.

 

As placas de sinalização são essenciais para disseminar informações, padronizar processos, conscientizar os envolvidos, organizar, orientar e manter a segurança da instituição como, por exemplo, sinalizar um ambiente onde é necessário a utilização dos Equipamentos de Segurança Individual (EPI’s), elas podem ser desenvolvidas pela área de comunicação visual, e poderão seguir os seguintes princípios básicos para a eficácia do sistema de sinalização:

 

  • Legalidade;
  • Suficiência e Discrição;
  • Padronização;
  • Clareza;
  • Confiabilidade;
  • Visibilidade e Legibilidade;
  • Atualidade;
  • Manutenção e Conservação;

 

Por outro lado, a legislação complementar do Ministério do Trabalho, denominada  Norma Regulamentadora, segue o princípio mencionado, especificamente como:

 

NR22 – Segurança E Saúde Ocupacional Na Mineração

NR23 – Proteção Contra Incêndios

NR24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

NR25 – Resíduos Industriais

NR26 – Sinalização de Segurança

 

As placas de sinalização também podem reforçar a identidade visual da empresa, utilizando cores e padronizações, exceto placas de segurança que precisam seguir as normas regulamentadoras.

 

 

Dessa forma simples, o impacto será positivo para a segurança da organização e o bem estar de empregador, empregados e consumidor final será mantida em primeiro lugar.

MA Consultoria auxilia, presta consultoria e ministra treinamentos em Segurança no Trabalho, especificamente no que diz respeito às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho.

 

A empresa dispõe de profissionais capacitados para atender as demandas obrigatórias como, medidas, regras e regulamentações exigidas pelo órgão de fiscalização.

 

Caso tenham interesse, acessa o site para maiores informações: www.maconsultoria.com ou entre em contato através do telefone (31) 3495-4427.

 

Fontes:

 

 

[1]http://www.quarteldesign.com/blog/importancia-da-comunicacao-visual-para-o-sucesso-de-um-negocio/ Acesso em 13/06/2016;

 

 

[2]http://systemcv.com.br/site/index.php/a-importancia-da-comunicacao-visual/ Acesso em 13/06/2016;

 

 

[3]http://www.clubecuritibano.com.br/artigos/18/rcc_212_a_importancia_da_comunicacao_visual.pdf Acesso em 13/06/2016;

Conheça nossos cursos presenciais e online

Precisa de Ajuda? clique aqui.
× How can I help you?