Mais de 60.000 alunos capacitados

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 640, SP (11) 3522-8441

ART – o que é?

ART o que é?

 

As Normas Regulamentadoras na sua grande maioria tem como exigência um profissional habilitado como responsável técnico (RT) das capacitações. Uma dúvida recorrente envolve a definição de quem seria esse profissional, e mais, como saber se o profissional é de fato o ART  das capacitações

.

O que é ART?

A ART é o documento que estabelece, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo desenvolvimento de atividade técnica no âmbito das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. 

ART O curso para ter validade depende desse responsável técnico? Como identificar?

Sempre que um treinamento é ministrado o certificado deve conter nome do aluno assinatura do instrutor e nome do responsável técnico conforme prevê muitas NR’s e é exemplificado no item 33.3.5.8 da NR 33:

“Ao término do treinamento deve-se emitir um certificado contendo o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, a especificação do tipo de trabalho e espaço confinado, data e local de realização do treinamento, com as assinaturas dos instrutores e do responsável técnico.”

Entretanto é muito importante ressaltar que o profissional habilitado responsável técnico deve ser aquele que tenha registro em conselho de classe e emita junto ao CREA uma ART de cargo e função como responsável pelos cursos e atividades daquela empresa, só com esse documento a capacitação atende aos requisitos da norma. 

E quando ele emite uma ART  fica fácil saber se ele é realmente o RT da empresa. No site do CREA do seu estado você entra em consultas, desce a barra de rolamento até Consulta Geral de ARR, insere os sete últimos números da ART e clica em consultar, será aberto um documento onde essa informação estará evidenciada para consulta de todos.

Quando é realizada essa consulta fica evidenciado que realmente aquele profissional é o RT da capacitação.

É importante estar atento aos requisitos legais para garantir que o treinamento realizado pela empresa esteja dentro dos critérios mínimos exigidos nas NR’s e a responsabilidade técnica é apenas um deles, mas talvez o mais importante, pois o responsável técnico se responsabiliza por toda contextualização do treinamento a ser realizado.

MA CONSULTORIA

MA Consultoria é uma empresa que busca transparência em todas as suas atividades e processos e está adequada para atender a todos os requisitos legais previstos nas normas regulamentadoras.

 

Contamos com uma equipe de instrutores altamente capacitados e com experiência em  todas as práticas apresentadas em seus cursos.

 

 

Referências:

Fonte: http://www.maconsultoria.com/normas-regulamentadoras-atualizadas-mte nr 33 espaço confinado  – acessado em 17/11/2017

 

Giselle Dias


Tec. em Segurança do Trabalho com 6 anos de experiência em treinamentos das NR’s, Multiplicadora da NR 35, NR 33, NR 20 entre outras. Bombeiro Civil e Instrutora de Trânsito com mais de 10 anos de experiência em formação de condutores, reciclagem de infratores, Direção Preventiva para empresas.

Conheça nossos cursos online e presencial

Precisa de Ajuda? clique aqui.
× How can I help you?